15/10/2010

O Actor e o Medo

É sempre um prazer apresentar textos de pessoas que gostam de arte, de actores, de teatro, de cinema... Aqui fica um texto, gentilmente elaborado por Susana Sousa, produtora do Grupo de Teatro Actus

"O trabalho do actor constituía para mim um mistério. Enquanto espectadora, sempre me maravilhei com a capacidade de transformação da pessoa em personagem (persona – máscara). Quem conhece pessoalmente alguém com a capacidade de se transfigurar num palco, ao ponto de não reconhecermos a pessoa, saberá a que me refiro. A colocação da máscara é invisível e imediata. No palco não está a pessoa que conhecemos, mas um outro. E isso é fantástico, mas ao mesmo tempo aterrador.

No entanto, desde que trabalho em produção teatral, à medida que vou percebendo os mecanismos por trás dessa magia, os exercícios, os ensaios, o estudo, percebo o que há de complexo e de intenso no trabalho do actor. Não é magia, é muito trabalho e algum talento.

E a emoção, matéria-prima desse trabalho, a verdadeira emoção matriz deste processo, é o medo.

Vejamos algumas declarações de actores, que tenho vindo a recolher:

“No palco sinto-me seguro, embora pareça estar exposto.” – a sensação de segurança versus o medo de exposição.

“Venci a minha timidez no dia-a-dia.” – o medo nos relacionamentos vai sendo atenuado à medida que o actor se expõe em cena.

“Ser outro, ser uma personagem.” – o medo de si é suplantado na medida que se transforma no “outro”. Aí, encontra-se seguro.

“Gosto da adrenalina antes de entrar em cena.” – o medo de falhar, de estar exposto, provoca esta adrenalina, que impulsiona o actor a vencer o próprio medo.

Note-se que o medo não é propriamente algo negativo. É a emoção mais primitiva que carregamos nos genes, desde o período obscuro da vida entre os perigos naturais, dos animais selvagens, das cavernas escuras e frias, do universo totalmente desconhecido. É a emoção que nos permitiu sobreviver. É a emoção que nos fez vencer os perigos, que nos fez criar a luz e as ferramentas de defesa. É emoção que conduz um ser humano a um palco, e o faz fugir ou o impulsiona a vencer essa mesma emoção.

O medo que sinto de pisar um palco é o mesmo medo que faz com que o actor se entregue à personagem que ali irá nascer. "

por Susana Sousa

Susana Sousa
Produtora do grupo de teatro actus
www.teatroactus.com
Related Posts with Thumbnails