Sobre A Matriz-Actor 1.0

Processo Alquímico: da Pessoa ao Actor: o upgrade necessário.


A Matriz - Actor 1.0 * A Alquimia do Actor (aquele que age)
 
O  meu (pré)conceito


"A consciência inicia-se quando os cérebros conquistam o poder, humilde mas revelador, de contar uma história sem palavras, a história de que existe vida dentro do organismo e que os estados do organismo vivo, dentro do corpo, estão continuamente a ser alterados por encontros com objectos ou acontecimentos reais ou pensados. A consciência emerge quando esta história primordial - a história de um objecto que modifica o estado do corpo de forma causal - pode ser contada usando o vocabulário universal e não verbal dos sinais do corpo." in O Sentimento de Si - O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência, de António Damásio


O CONCEITO

O conceito de criar um curso sob a égide de A Matriz surge, muito assumidamente, do filme mundialmente conhecido com o mesmo nome: The Matrix. Mas não só. Foi como estudante (ou direi aprendiza?) de Astrologia que me dei conta de que todos nós temos uma Matriz: única, pessoal e intransmissível. A nível biológico essa matriz é o nosso ADN. E o resto? Com o resto quero dizer: Emoções, Sensações, Pensamentos e Sentimentos. O que fazemos a tudo isto dentro de nós? Como funciona? Quais são os mecanismos? Carl Jung explicou-o muito bem, e por isso é nos seus estudos que me apoio para pôr em funcionamento aquilo em que acredito no que se refere ao desenvolvimento da auto expressão criativa do ser humano.

Uma emoção é um resposta fisiológica a um estímulo: E Movere. E-Moção: pôr em movimento, em marcha, para fora. As emoções básicas são comuns a todos os seres humanos. Os sentimentos surgem de uma resposta mais complexa às emoções e à forma como as expressamos ou reprimimos. Isabelle Filliozat, no seu livro: "O que se passa comigo?", diz-nos que " o sentimento é uma construção, uma elaboração da nossa ligação com os outros, uma orientação psíquica." Os sentimentos são influênciados pela cultura.

A minha ambição com este curso é proporcionar um reencontro e um reconhecimento das Emoções, Sensações, Pensamentos e Sentimentos e de que forma se expressam no corpo a um nível não verbal. Digamos que o corpo fala sem palavras. E mais, o corpo não mente. O discurso que sai da nossa boca pode parecer perfeitamente coerente, inflamado, carregado de intenções, entoações, coloridos e pode ser absolutamente expressivo. Quem sabe, até mesmo, irrepreensível. E no mesmo instante em que as palvras, símbolos já viciados cujo poder simbólico ficou cristalizado no tempo, nos saem da boca, o nosso corpo pode estar a desmentir sem contemplações tudo o que está a ser comunicado verbalmente.
Peter Brook diz-nos que: " Uma palavra não começa como uma palavra - é um produto final que começa como um impulso, estimulado por uma atitude e comportamento que dita a necessidade de expressão. (...) a palavra é apenas uma pequena parte visível de uma gigantesca formação não visível."

Olhamos, mas não vemos. Ouvimos, mas não compreendemos. Falamos, mas não comunicamos. Tocamos, mas não sentimos. Verdadeiramente. Se não sabemos fazer um uso correcto dos nossos cinco sentidos físicos, como chegar sequer a compreender que eles são uma ponte que nos liga e devolve para uma dimensão maior à qual se chama, habitualmente, o Sexto Sentido?! E aceder ao nosso Sexto Sentido não significa que tenhamos todos que começar a funcionar com uma: "I-see-dead-people-attitude!". O Sexto Sentido é um lugar sagrado porque é a  ligação com a nossa Voz Sábia Interior, com o mundo intuitivo e institivo. Essa casa que abandonámos há muito, muito tempo para seguir os preceitos da socialização massificada. Porque sacralizamos o Pensamento em prol do Sentimento. A Razão em prol da Emoção. Pós Descartes o mundo tornou-se Mental, criando-se uma cisão, um fosso que se foi agigantando até ao ponto de (quase) não retorno. A Mente, diz Osho, é um mercado marroquino. Há demasiado ruído. E, como é sabido pelo esquema básico da comunicação que todos aprendemos algures na escola: se há ruído a mensagem fica comprometida, ou distorcida. A informação verdadeira é aquela à qual acedemos a partir de outro ponto dentro de nós. Tudo o que passa pelo crivo da Mente fica preso... na Matriz.

DA PESSOA AO ACTOR

Da pessoa ao actor há um up grade necessário. Ao longo da nossa vida vamos sendo confrontados com momentos em que sentimos que o nosso software já não traduz  aquilo que somos (e será que alguma vez traduziu?) São os momentos de transformação. Isso é feito através de um processo Alquímico, encontrando  dentro de cada um de nós a Pedra Filosofal  - essa tal que transformava o Chumbo (a matéria, o plano denso e impuro no Ser Humano, em Ouro (o Ser Humano depois de sublimar as "impurezas" que o separavam da Fonte Primordial, de ser Uno com o Todo). A matéria prima, essa, são as Emoções.
À medida que este conceito se ía tornando cada vez mais claro na minha  cabeça e no meu coração, sabia que queria ter a meu lado pessoas que partilhassem deste mesmo princípio - a expressão artística como catalisador de crescimento pessoal e espiritual (se é que isto não é uma redundância, mas é para ir "traduzindo por miúdos" para quem aínda está preso... na Matriz ;))

OS MÓDULOS

O "pacote" original de A Matriz- Actor 1.0 contempla quatro módulos: O Módulo de Auto-Conhecimento e Psicologia Aplicada à Expressão Pessoal, A Oficina Teatral,  Cinema e Acting on Screen e Saúde, Higiene e Make Up. Terá sempre espaço para outros módulos e formadores, desde que partilhem a mesma linha de pensamento.

A MATRIZ-ACTOR 1.0 - REDUX

A oferta deste Laboratório é adaptável consoante as necessidades de quem procure os nossos serviços. Poderá ter apenas o Módulo de Desenvolvimento em Auto Expressão e Oficina Teatral, ou o Módulo de Cinema e Escrita, por exemplo. Contempla também formadores convidados em áreas que considero interessantes e que venham enriquecer aínda mais o projecto: música, dança, canto, etc.

PORQUÊ LABORATÓRIO E A QUEM SE DESTINA

O Laboratório não é exclusivamente destinado a quem queira iniciar-se nas lides da profissão de actor. Qualquer pessoa que queira descobrir-se, observar-se sob outro ponto de vista, permitir-se crescer, viajar dentro de si próprio para se encontrar com Outro/s a meio do caminho, dar-se ao processo Alquímico que o transporte para um Admirável Mundo Novo onde poderá resgatar os seus próprios tesouros, é muito Bem Vindo. Artístas de outras áreas que pretendam ReCiclar-se, ReInventar-se, Recriar-se... Pessoas que trabalhem em contacto directo com outros seres humanos: terapeutas de várias áreas, professores, engenheiros, formadores de empresas, aliens, prostitutas, donas de casa desesperadas... Actores que não procurem a fama como fim, mas a Alma como princípio.

Gosto mais da palavra Laboratório do que da palavra Curso. O Laboratório é o sítio onde se fazem experiências. Onde se pode tentar, tentar e voltar a tentar. Nem que seja para se chegar à conclusão de que "a rã só com uma perna é surda!" ;) Não há julgamento, apenas a vontade da entrega à experiência. A palavra curso é... académica. Soa-me sempre a notas, formulários, avaliações.  No entanto, estamos abertos a trabalhar com entidades várias: Associações Culturais, Centros de Formação, etc.
E acreditem que estes formadores estão de Olhos Bem Abertos. Se chegarem ao fim da jornada e percebermos que ser actor não é a vossa vocação... não vos iremos dourar a pílula. Acreditamos no trabalho, no aperfeiçoamento e no esforço pessoal. Acreditamos na qualidade e na ética.


PROMESSAS

Não vos prometemos que saiam daqui directos para a passadeira vermelha do Kodak Theatre... Apenas vos prometemos que o Ser Humano que entrar, será muito diferente (para melhor) daquele que saír desta experiência. Ou devolvemos o seu dinheiro.... ;)

Sonhadores, neste mundo voraz, onde os meios justificam os fins? Talvez. Mas como Lennon já cantava há muitos anos: "You may say I'm a dreamer... but I'm not the only one"

CONTACTOS

Qualquer dúvida, questão, indagação ou até mesmo indignação, contacte-nos para os mails que encontrará na página com o mesmo nome.

Até ao próximo apeadeiro



Susana Vitorino
Related Posts with Thumbnails